A busca por alternativas energéticas sustentáveis é uma realidade no mundo inteiro. É preciso diminuir os índices de poluição e degradação do meio ambiente para garantir um futuro melhor as gerações futuras. A energia solar no Brasil tem se apresentado uma das melhores alternativas para isso.
Diferentemente de nações que enfrentam longos períodos de inverno ou dias frequentemente nublados, o Brasil tem a sorte de contar com uma generosa quantidade de dias ensolarados, tornando-se um terreno fértil para a expansão da energia fotovoltaica.
Em 2023, o país ultrapassou a marca de 32 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar fotovoltaica. Isso somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o equivalente a 14,7% da capacidade instalada da matriz elétrica do País, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Com isso, fica perceptível como esse tipo de energia limpa vem ganhando cada vez mais força no país, além de ser uma solução promissora, capaz de oferecer eletricidade de forma eficiente e com baixo impacto ambiental.
Preparamos este texto para você entender como a energia solar no Brasil vem sendo utilizada e vamos mostrar alguns motivos para você, que ainda não conhece e não sabe como funciona o sistema de energia fotovoltaica, investir sem medo.
Em 2022, o Brasil encerrou o ano na 8.ª colocação no ranking mundial de geração de energia solar fotovoltaica, marcando sua entrada no top 10 da categoria, conforme o Portal Solar.
O uso da energia solar no Brasil corresponde a 13,1% de toda a matriz elétrica brasileira, sendo a energia solar residencial responsável por 78,9% do montante, seguida por empresas de comércio e serviços (10,7%) e pela energia solar rural (8,5%).
Todo esse crescimento e investimento na energia solar vem gerando resultados positivos para o meio ambiente. Desde 2012, mais de 34,5 milhões de toneladas de CO₂ foram evitados com uso da fonte de energia solar, segundo a Absolar.
No começo deste ano, o setor de energia solar movimentou bilhões de reais no Brasil, com mais de 1 milhão de painéis fotovoltaicos instalados. A expectativa é que os investimentos privados ultrapassem mais de R$ 50 bilhões esse ano, conforme a Absolar. Com isso, empresas privadas e iniciativas governamentais começaram a utilizar a energia solar em projetos dos mais diversos portes.
Leia também: Sustentabilidade empresarial: como adotar - Afotovoltaica
A energia solar não é apenas uma alternativa sustentável, mas também uma solução econômica para os desafios energéticos do Brasil.
Com o aumento dos custos de eletricidade tradicional e a crescente consciência ambiental, a energia solar ganhou destaque, beneficiando-se de uma série de incentivos governamentais e vantagens intrínsecas. Veja cada um em detalhes!
Uma das primeiras vantagens percebidas por quem adota a energia solar é a significativa redução na conta de eletricidade. Dependendo do tamanho e eficiência do sistema instalado, é possível reduzir consideravelmente os custos mensais, chegando, em alguns casos, a zerar a fatura.
Apesar do investimento inicial para instalar os painéis solares, o retorno é garantido a médio e longo prazo. A economia gerada na conta de luz, somada aos incentivos fiscais, faz com que o período de retorno do investimento seja cada vez mais curto.
Para facilitar a adoção da energia solar, diversas instituições financeiras oferecem linhas de crédito específicas, com juros reduzidos, tornando a transição mais acessível para empresas e indivíduos.
Ao optar pela energia solar, diminuímos a demanda por fontes de energia mais poluentes, como o carvão e o petróleo. Isso resulta na diminuição da emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a luta contra as mudanças climáticas.
O Brasil, como signatário de acordos internacionais como o Acordo de Paris, tem compromissos de redução de emissões. A adoção da energia solar contribui diretamente para o alcance dessas metas.
O governo brasileiro, reconhecendo o potencial da energia solar, tem implementado uma série de políticas para incentivar sua adoção. Isso inclui deduções fiscais, tarifas de importação reduzidas para equipamentos e outros benefícios.
Um dos maiores incentivos para a instalação de sistemas solares é o sistema de compensação de energia. Quando o sistema solar gera mais energia do que o consumido, essa energia excedente é enviada de volta à rede, gerando créditos que podem ser usados em meses onde a produção solar é menor, garantindo economia contínua.
Leia também: Guia para instalação de energia solar - Afotovoltaica
O Brasil é um país tropical, com alta incidência de luz solar a maioria do ano. Por isso, os estados brasileiros estão, cada vez mais, aderindo a essa fonte de energia limpa. Vamos citar alguns Estados com boa potência solar.
Minas Gerais é líder nacional na geração de energia solar. Graças à sua vasta área geográfica e alto índice de irradiação solar, o estado se tornou um polo atrativo para investimentos no setor.
Além disso, Minas possui uma política estadual que incentiva a instalação de usinas fotovoltaicas, proporcionando benefícios fiscais e facilitando o licenciamento ambiental.
São Paulo, o estado mais rico e populoso do Brasil, também tem demonstrado avanços significativos na adoção de energia solar, tanto em residências quanto em empresas. A região de Campinas, por exemplo, tem se destacado nesse setor. Mesmo com uma irradiação solar menor em comparação a estados do Nordeste, São Paulo, devido ao seu poder econômico, tem investido em tecnologia e infraestrutura para otimizar a captação solar.
O Rio de Janeiro, com seu clima tropical e grande quantidade de dias ensolarados por ano, possui potencial significativo para a geração de energia solar. A capital fluminense, além das áreas rurais do estado, tem visto um aumento na instalação de painéis solares em residências, condomínios e empresas.
O governo estadual tem implementado políticas para incentivar o uso de energia renovável, visando reduzir a dependência de fontes tradicionais e poluentes.
O Espírito Santo é uma excelente região para se investir em um sistema de energia solar. A localização geográfica do estado, próximo à linha do Equador, proporciona uma alta incidência de radiação solar durante a maior parte do ano, o que favorece a geração de energia por meio de painéis solares.
Além disso, o estado possui políticas de incentivo à geração de energia renovável, incluindo a energia solar, que contribuem para tornar o investimento ainda mais atrativo.
As perspectivas para o futuro da energia solar no Brasil são bastante positivas. A capacidade instalada de energia solar no país deve crescer para 28 GW em 2030, representando cerca de 11% da matriz elétrica brasileira, conforme a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Ao longo desse conteúdo, você viu como a energia solar no Brasil tem se fortalecido e entendeu porque é preciso adotar energias renováveis quanto antes. O sistema fotovoltaico é benéfico não somente para o bolso do consumidor, mas também para o meio ambiente.
A energia solar pode ser instalada em casas e condomínios, empresas e no setor industrial.
Temos uma equipe de profissionais altamente qualificados para fazer a instalação dos painéis solares nos imóveis com toda a segurança e agilidade.
Fazemos uma simulação gratuita e rapidamente definimos o orçamento para que você possa usufruir quanto antes dos benefícios do sistema fotovoltaico.
Fale agora com a nossa equipe de consultores! Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos.