Imagine ter a sua própria fonte de energia e ainda conseguir um desconto de até 95% na conta de luz?! Com o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, quem tem energia solar obtém créditos que gera abatimento na conta.
É por esse e outros motivos que os imóveis brasileiros vem recebendo cada vez mais painéis fotovoltaicos. É uma forma sustentável de ter independência energética e ainda reduzir os custos com conta de luz, já que esta sofre muitas alterações ao longo do ano.
Neste texto, você vai saber tudo sobre esse sistema e como ele funciona.
O Sistema de Compensação de Energia Elétrica é um sistema que gera abatimento na conta de luz para geradores de energia com fontes sustentáveis, como a energia solar.
A compensação de energia foi inicialmente determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a resolução 482/2012. A medida incentiva a implementação de fontes geradoras de energia renovável por empresas e cidadãos.
Para os consumidores, o sistema de compensação significa uma oportunidade real de economizar na conta de luz. Isso porque a energia excedente gerada, quando não é consumida, não é desperdiçada, mas sim convertida em créditos.
Assim, o investimento em energia solar fica ainda mais atrativo e rentável a médio e longo prazo.
Já para os produtores, principalmente aqueles de pequeno e médio porte, esse sistema proporciona uma forma de maximizar o retorno sobre o investimento em instalações de geração de energia.
Além disso, os produtos podem se beneficiar da flexibilidade do sistema, podendo usar seus créditos em diferentes imóveis, desde que estejam sob a mesma titularidade e dentro da área de atuação da mesma distribuidora.
Os sistemas de micro e minigeração de energia são como pequenas centrais geradoras de energia elétrica.
Os painéis interconectados reagem à luz do sol e produzem energia elétrica em corrente contínua. Essa corrente é convertida em corrente alternada, que é a forma utilizada em residências e empresas.
Após convertida, a energia é distribuída para o imóvel, reduzindo a necessidade de adquirir eletricidade da distribuidora local. Assim, o consumidor pode produzir energia dentro da sua propriedade.
Após a energia excedente ser injetada na rede, a distribuidora transforma essa energia em créditos para o consumidor/gerador. Os créditos são refletidos nas faturas subsequentes, abatendo do consumo total.
É importante lembrar que esses créditos têm validade, geralmente de 60 meses, e podem ser utilizados para compensar o consumo de energia nos meses em que a geração de energia solar for insuficiente ou para abater o consumo de outros imóveis do mesmo titular.
Com isso, você tem uma flexibilidade e garantia de que a energia produzida e não consumida trará benefícios.
Pode participar do programa de compensação de créditos toda e qualquer pessoa, física ou jurídica, que seja consumidora da distribuição local de energia. Para isso, tudo o que você precisa fazer é instalar o sistema de energia fotovoltaica e solicitar a adesão ao programa de compensação de energia.
O sistema de compensação de energia elétrica não é apenas uma forma inovadora de lidar com a energia que produzimos, mas também representa uma revolução na forma como encaramos nossa relação com o consumo elétrico e a natureza.
Veja alguns benefícios trazidos pelo sistema.
Um dos maiores atrativos do sistema de compensação de energia é, sem dúvida, a economia direta na conta de luz.
Ao gerar sua própria energia e injetar o excedente na rede elétrica, o consumidor recebe créditos que serão descontados nos próximos meses de consumo.
Esse processo pode levar a uma significativa redução na fatura, em alguns casos chegando até a uma economia de 95% do valor original, dependendo da capacidade de geração e das características do consumo do imóvel.
Leia também: Créditos de energia solar: tudo que você precisa saber - Afotovoltaica
Além da economia direta, ao optar pelo sistema de compensação de energia, os consumidores também estão fazendo uma escolha consciente pelo meio ambiente.
A energia solar é uma das formas mais limpas e sustentáveis de geração de energia. Ao contrário dos combustíveis fósseis, ela não emite poluentes que contribuem para o efeito estufa ou para a deterioração da camada de ozônio.
Adotar a energia solar significa reduzir a pegada de carbono e contribuir ativamente para a redução da emissão de gases de efeito estufa.
Além disso, em um cenário global de crescente demanda por energia e de esgotamento de recursos naturais, o uso de fontes renováveis surge como uma solução vital para garantir a sustentabilidade energética no futuro.
Ao investir em sistemas de compensação, não só estamos economizando no bolso, mas também estamos contribuindo para um planeta mais limpo e sustentável para as gerações futuras.
Entenda mais aqui: Arquitetura sustentável: por que aplicar no seu imóvel? - Afotovoltaica
Viu só como sistema de compensação de energia contribui para que mais pessoas possam aderir ao sistema fotovoltaico? Você pode ser uma delas!
Fale com a nossa equipe para fazer uma simulação gratuita! Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!