A fonte de energia renovável é derivada de recursos naturais. Esses recursos naturais que se renovam sempre, e a todo momento estão disponíveis aos humanos.
Os grandes exemplos de energias limpas são: energia eólica, que deriva dos ventos; a energia solar, que advém do sol; energia hídrica, que deriva dos rios e a energia oceânica, vem das marés e das ondas.
Tem ainda a energia de biomassa, vem das matérias orgânicas e a geotérmica, vem da Terra.
As energias renováveis são também conhecidas como energias alternativas ou energia limpa, elas que são uma alternativa para diminuição dos impactos ambientais e emissão de CO².
Com o aquecimento global causado pelas emissões dos gases poluentes de fontes de energia não renováveis, é cada vez mais necessário para os países investirem nisso, em recursos renováveis, menos poluentes e energia limpa. Por isso, quem pensa verde e tem uma mente sustentável, vem cada vez mais se importando com as energias limpas e seus recursos.
Agora que você já sabe um pouco sobre energias renováveis, te mostraremos como deve ser usada na sua casa e quem sabe não tornar o seu lar autossuficiente.
Primeiramente você precisa saber quais são as fontes de energia renováveis que podem ser utilizadas em casa, não é mesmo?
E a resposta é que a fonte principal de energia renovável ou sustentável que pode ser usada em casa, seguindo a regulação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), é a energia solar. Isso porque é o tipo de energia que aproveita bem a radiação solar, além de ser 100% limpa e pode ser utilizada de forma integral ou parcial em casa.
Tanto por questões ambientais ou por questões econômicas, a energia solar, a priori, pode ser um alto investimento para casa. Porém, com o tempo, não só se paga, como também passa a ser motivo de economia na gestão financeira familiar.
Além da energia solar, pode-se também utilizar a energia eólica, energia essa que é gerada com a força do vento. Entretanto, essa fonte não é muito usada, porque necessita ser instalada em regiões que recebam muito vento. Além da necessidade de amplos aerogeradores.
Para usar a energia renovável do sol em sua residência é preciso deixar uma área livre, de preferência, em seu telhado, que é para instalar os painéis que captam a energia solar.
E o ideal para ter um melhor resultado na geração de energia é posicionar esses painéis em telhados voltados para o lado norte. E o menos recomendado é ao lado sul, onde essa energia solar não será tão recebida pelos painéis.
Existem muitas marcas e modelos que ofertam os chamados “kits solares”, e que nesses kits, estão inclusos os painéis solares, conectores, cabos, equipamentos de proteção para isolar o sistema de produção de energia e seus inversores, que são os responsáveis pela conversão a corrente produzida pelo painel em eletricidade.
Entretanto você está lendo muito sobre casas autossuficientes, mas mora em apartamento e também quer a energia solar no seu cantinho? Não precisa se preocupar, pois é possível sim!
Aqui no Brasil, já existe permissão para que os edifícios possam sim adotar as fontes de energia sustentável. A ANEEL prevê que os condomínios possam usar em áreas com boa incidência solar para a instalação de usinas fotovoltaicas.
Por isso, a energia deve ser utilizada no condomínio e distribuída proporcionalmente para os condôminos, conforme as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica e sua Resolução Normativa 482/2012.
Adaptar sua casa ou edifício para fontes de energias alternativas, exige sim um investimento inicial. Porém, há uma entrega de excelente retorno ao longo do tempo, em média de 4 a 6 anos, para que se receba o investimento inicial. Contudo, essa economia servirá pelo tempo que o imóvel estiver sendo utilizado.
E quanto ao custo? O custo varia conforme a complexidade da instalação, o tamanho e o tipo de uso de cada família. Todavia, temos uma boa notícia! Existem diversas linhas de crédito para que você financie sua instalação de painéis fotovoltaicos.
Hoje em dia, diversas companhias, como A Fotovoltaica, já oferecem simuladores para compreender o valor e o tempo de recuperação da sua instalação.
Ouvimos sempre que a energia do Brasil é limpa pelas hidrelétricas gerarem energia renovável. Por qual motivo é necessário que eu invista em outro tipo de energia em minha residência?
Realmente a água é uma fonte de energia limpa e renovável, como já ouvimos e lemos muito, mas a sua tecnologia para transformação dos recursos possa e deva, e muito melhorar.
A grande crítica às usinas hidrelétricas se dá devido ao impacto ambiental, local e social que sua operação e sua construção geram.
Na construção de uma usina hidrelétrica muitas vezes é necessário inutilizar vastas áreas de florestas nativas e todos os seus habitantes, isso inclui a comunidade de pessoas, plantas e animais que necessitam ser removidos do local.
De uma forma mais direta, toda biodiversidade local e sociedade que são estabelecidas naquela área e muitas vezes são fruto de séculos de trabalho humano e da natureza, que são afetados e até extinguidos para sempre.
Para que não haja complicações na hora da instalação da energia renovável através dos painéis fotovoltaicos em casa, é imprescindível que garanta que a sua estrutura esteja em ótimas condições e que tenha um bom reforço estrutural, para suportar o peso das placas.
Além de fazer simulações com uma empresa de confiança. Isso é importante para que você entenda a viabilidade do projeto e retorno do investimento.
Se você quer pensar de forma sustentável, tenha em mente que quanto mais aproveitar a luz natural, já estará fazendo isso. Entretanto, ter uma fonte de energia limpa em sua residência é um passo importante para ter uma vida mais sustentável.
Todavia, outros cuidados são importantes também, como fazer uso de produtos com os certificados “A” do INMETRO, e que consequentemente consomem menos energia. Além disso, invista em lâmpadas de led e projetos arquitetônicos e de interiores que priorizem a iluminação natural.
Existem também alguns aplicativos de gestão de energia residencial que ajudam no controle dos gastos com a energia em sua casa.
Mas se formos analisar o ciclo de vida das energias renováveis, incluindo instalação, manufatura, operação e manutenção, fica mais que evidente que a quantidade de CO2 emitido pelas diversas fontes é mínima, especialmente comparada às fontes tradicionais. Lembrando que a energia solar e a eólica produzem menos CO2 que as hidrelétricas, que são a nossa atual fonte de energia.
Gostou de conhecer um pouco sobre energia renovável? E quer saber mais sobre energia solar e seus recursos renováveis?
Faça uma simulação no nosso site e fale com nossa equipe para fazer a instalação da sua energia solar. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!