A energia solar é uma alternativa renovável de gerar energia e ainda conservar o meio-ambiente. Afinal de contas, estamos em tempos de aquecimento global e uma das alternativas viáveis é usar energia solar para empresas.
Isso sem contar que a energia solar para empresas vai fazer com que se economize financeiramente na hora do consumo. Embora haja um gasto na hora de instalar e o preço nem sempre é dos mais baratos, isso se compensa ao longo do tempo.
Ainda mais no caso de energia solar para empresas, é um motivo a mais para conter gastos e, com o que sobrar, investir, por exemplo, na contratação de funcionários. Desta maneira, isso só tem fatores positivos para se fazer.
Outra questão importante da energia solar para empresas é que, no caso, poderá também aliviar o setor de energia elétrica, gerando ainda mais economia.
Afinal de contas, se mais empresários adotarem a energia solar para empresas, o gasto de energia elétrica pelas companhias de eletricidade será menor e vai gerar economia até para as demais pessoas, evitando sobrecarga do sistema de eletricidade.
Saiba mais sobre o assunto: Entenda como a energia fotovoltaica ajuda a sua empresa a faturar mais - Afotovoltaica
A instalação de um sistema fotovoltaico traz uma série de benefícios para empresas e fábricas. Acompanhe as principais!
Agora, quando se decide colocar energia solar para empresas, vai precisar de um sistema fotovoltaico ligado à rede, o que vale também para comércios. Então, vai ser colocado ainda um kit de energia solar onde vai fazer com que se gere energia através do sol e que possa fazer os equipamentos funcionarem.
Ainda vale lembrar que em um país tropical como o Brasil e onde o sol permanece durante a maioria do tempo, não há perigo de faltar energia. Afinal de contas, esse sistema fotovoltaico também permite o armazenamento da energia solar, garantindo, assim, que haja uma reserva na hora de se usar o equipamento.
Trocando em miúdos, a empresa vai ter sua energia elétrica gerada pelos raios solares, garantindo mais economia e sem tem que pagar contas mensais para as empresas concessionárias de energia, o que muitas vezes torna muito custoso, ainda mais para grandes empresas e comércios.
Para efeito de comparação, grandes academias de ginástica, por exemplo, com diversas esteiras ligadas o dia inteiro, passam a ter um gasto superior a R$ 4.000 na conta de luz. Ainda mais agora, em que vivemos tempos de estiagem e aumento dos preços das contas.
Isso se torna um grande impacto para o orçamento. Por isso, a energia solar para empresas se torna uma opção das mais interessantes.
Outra questão que não pode deixar de ser debatida é a sustentabilidade. Em tempos de aquecimento global e grande preocupação e mobilização com o meio ambiente, apostar em energia solar para empresas é, também, uma forma de se preocupar com o futuro do planeta.
Afinal de contas, o mundo tem muitas energias não-renováveis, ou seja, que vão acabar um dia. Além disso, são energias que causam degradação do meio ambiente, como o carvão, por exemplo, por uma série de motivos.
Entretanto, a possibilidade de se usar energia solar para empresas não tem nenhum desses problemas. Isso porque é uma fonte totalmente renovável, no caso, o sol, e não tem gasto extra para quem instala.
Com isso, se trata também de uma questão de conscientização coletiva e pensamento no bem-estar de toda a sociedade. Isso porque, ao longo dos últimos dois séculos, as empresas foram grandes responsáveis pela poluição de rios, mares e, principalmente, do ar que respiramos.
Agora, quanto mais puder utilizar energia renovável e se apostar na sustentabilidade, a empresa também vai conseguir evitar esses prejuízos que não são apenas para eles, mas também para toda a sociedade.
Atualmente, existem três tipos de sistemas de fornecimento e instalação de energia solar nas empresas, uma on-grid, outra of-grid e também o sistema híbrido. Mas, como isso tudo funciona?
Assim, o sistema on-grid fica conectado também ao sistema público de distribuição de energia elétrica. Desta maneira, é uma possibilidade de se tornar mais popular e, inclusive, a energia que a empresa produzir de forma excedente, isto é, acima do que usou, pode se tornar um crédito de consumo, com período válido por cinco anos.
Com isso, a empresa também tem mais uma maneira de conseguir economizar em gastos com energia. É mais um incentivo para evitar gastos extras.
Além disso, conforme as regulamentações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), é possível usar esses créditos em outras filiais da empresa, desde que estejam em um determinado raio de atuação.
Desse modo, uma empresa com outras filiais poderá se beneficiar e usar essa energia excedente em outros lugares onde vai precisar de mais energia solar para as empresas.
Por sua vez, a versão off-grid de energia solar para empresas é totalmente desconectada do sistema de energia elétrica oferecido pela concessionária. Então, é possível usar baterias para armazenar a energia excedente e utilizar durante o período noturno, ou quando tiver um período mais longo de chuva, por exemplo, quando os raios solares se tornam mais escassos.
Com isso, a empresa também vai conseguir funcionar com a mesma qualidade da energia elétrica convencional e com todo o sistema de economia, ampliando a margem de lucros durante a produção.
Por fim, temos também o sistema híbrido, ou seja, une o serviço de energia em conjunto com o sistema de eletricidade da concessionária com o sistema próprio de energia solar.
Neste caso, essa energia solar para empresas é muito útil para momentos em que um dos dois lados tiver problema. Desse modo, quando acaba a energia elétrica, poderá usar a energia solar que ficou armazenada no kit fotovoltaico.
Por sua vez, naqueles dias mais nublados e também nas noites mais longas, é possível utilizar a energia elétrica. O mais importante é que, neste caso da energia solar para empresas, não haverá necessidade de paralisação do serviço e, sempre, poderá haver uma alternativa das mais interessantes para manter a produtividade e atividade normal durante 24 horas.
Isso evita qualquer tipo de prejuízo e ainda garantindo a melhor sustentabilidade ao se preocupar com os impactos que vão deixar de ser causados ao meio ambiente com a energia solar.
Ao longo deste texto, você entendeu a importância de instalar um sistema de energia solar em uma empresa e como isso está ligado a redução de custos e sustentabilidade.
E por que não começar agora a aproveitar todas as vantagens que oferece um sistema fotovoltaico? Entre em contato com a nossa equipe de consultores. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas e entender seu objetivo para instalar um sistema prático e econômico em seu dia a dia!
Você também pode fazer uma simulação com a gente! Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!
Leia também: Guia para instalação de energia solar - Afotovoltaica