Instalar energia solar tem sido uma das alternativas mais eficientes quando se deseja reduzir os custos com a conta de luz e também adotar medidas sustentáveis. É um investimento viável para residências, condomínios e também empresas.
Para que essa instalação seja bem sucedida e os consumidores não tenham problemas, é possível fazer projetos de energia solar.
Eles irão dar um norte sobre todo o processo de instalação, desde entender as necessidades de cada usuário até os equipamentos necessários para a execução do serviço.
Neste texto, você vai entender a importância de ter um projeto de energia solar, bem como conhecer as etapas que envolvem este processo.
Antes de nos aprofundarmos sobre a necessidade de projetos de energia solar, é interessante conhecer como surgiu esse tipo de energia limpa.
A energia solar que conhecemos surgiu em 1954 por Russell Shoemaker Ohl, junto ao anúncio da primeira célula fotovoltaica durante uma reunião da National Academy of Sciences, após a descoberta do efeito fotovoltaico e dando início à utilização dos painéis solares em 1958.
Russell Ohl foi quem inventou a primeira placa de silício e também foi o primeiro a patentear o sistema fotovoltaico moderno.
Ter energia solar em um imóvel permite economizar na conta de luz, valoriza a propriedade, reduz a dependência de fontes energéticas não renováveis e contribui para um planeta mais sustentável.
Além disso, sistemas solares possuem longa durabilidade, exigindo baixa manutenção, e possibilitam autonomia energética, diminuindo riscos de apagões ou variações de tarifas elétricas.
A instalação de energia solar em qualquer imóvel requer habilidade, experiência e critérios precisam ser seguidos para não haver problemas durante e após a instalação. Entenda melhor os motivos para criar um projeto de energia fotovoltaica.
Um projeto adequadamente desenhado assegura que o sistema solar seja o mais eficiente possível, maximizando a geração de energia e proporcionando uma redução significativa nos custos de eletricidade.
Um projeto bem elaborado assegura que todos os componentes estejam harmonizados e instalados corretamente, o que reduz o risco de falhas e aumenta a durabilidade e confiabilidade do sistema.
A segurança é uma consideração primordial. Um projeto bem elaborado atende a todas as normas e regulamentações de segurança, prevenindo acidentes e garantindo a segurança de todos os envolvidos.
Um sistema de energia solar bem projetado e instalado pode significar uma valorização considerável do imóvel, tornando-o mais atrativo para compradores e locatários.
Um projeto bem estruturado prevê a análise de viabilidade econômica, considerando custo, incentivos fiscais, e financiamentos disponíveis, permitindo que o proprietário alcance o melhor retorno sobre o investimento.
Projetos bem concebidos também levam em conta o impacto ambiental, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a redução das emissões de carbono e do consumo de combustíveis fósseis.
Um bom projeto considera também o design e a estética do imóvel, integrando harmoniosamente o sistema fotovoltaico à estrutura existente, sem comprometer a aparência do imóvel.
Garante o cumprimento de todas as legislações e normas técnicas aplicáveis, evitando problemas legais e assegurando que o sistema opere segundo os padrões exigidos.
Inclui soluções para monitoramento e manutenção eficientes do sistema, assegurando seu bom funcionamento ao longo do tempo.
Leia também: Energia solar no Espírito Santo: como e onde fazer instalação - Afotovoltaica
Agora que você entendeu a importância de ter um projeto, também precisa saber que existem etapas a serem seguidas. Confira cada um delas!
Antes de iniciar a instalação de painéis solares em uma propriedade, é fundamental entender claramente as necessidades energéticas. Este entendimento serve como a base sobre a qual todo o projeto solar será construído.
O primeiro passo na jornada da energia solar é realizar uma análise aprofundada do consumo energético atual do imóvel. Isso envolve:
Com uma clara compreensão do consumo energético, o próximo passo é determinar a capacidade do sistema solar que atenderá a essa demanda:
Após entender as necessidades energéticas e definir a capacidade do sistema, é essencial selecionar os equipamentos e componentes corretos para garantir eficiência, durabilidade e retorno do investimento.
No mercado, existem alguns tipos de painéis: monocristalinos, policristalinos e filme fino. O primeiro tem uma vida útil maior e ideais para espaços limitados. O segundo, costumam ser mais acessíveis em termos de preço. E o terceiro, têm uma eficiência geralmente menor em comparação aos tipos cristalinos.
Acompanhado dos painéis, também são essenciais para o projeto de instalação componentes como inversores, baterias, estruturas de montagem e controladores de carga.
Ao longo deste texto, você entendeu as etapas que compõe um projeto de energia solar bem-sucedido e também as vantagens de ter um sistema fotovoltaico, seja em casas ou empresas.
Lembramos que para uma instalação segura é preciso contar com uma empresa especializada, como AFotovoltaica. A junção de um bom projeto e habilidade de uma equipe especializada é a chave para um investimento seguro e que com chances reduzidas de prejuízos financeiros.
Fale agora com os nossos consultores para fazer uma simulação gratuita!