A usina de energia fotovoltaica consiste em um grande sistema de energia solar que produz e vende energia elétrica. São utilizadas placas fotovoltaicas que transformam a luz do sol em eletricidade. Esta, por sua vez, é enviada para centros urbanos por meio de linhas de transmissão.
No Brasil, a eletricidade gerada pelas usinas fotovoltaicas é distribuída pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).
A construção de usinas de energia fotovoltaica tem sido uma boa alternativa, pois gera energia limpa e renovável. Além de ser uma forma de evitar a poluição, também é uma maneira de gerar renda.
Isso é importante porque a matriz energética brasileira depende de hidrelétricas, cuja produção cai em períodos de seca. Com isso, o preço da eletricidade aumenta e quem sente no bolso são os consumidores.
Por causa disso, as instalações de usinas fotovoltaicas têm sido cada vez mais priorizadas no país. O Brasil deve encerrar 2022 com um salto de 12,5 GW para 15,6 GW de capacidade de geração solar instalada, segundo dados da Aneel.
Ao longo deste texto você vai ver:
A maior usina de energia solar fotovoltaica do mundo está localizada no condado de Gonghe, na província de Qinghai, na China, e entrou em operação em setembro de 2020.
No Brasil, a primeira usina de energia foi construída em 2011, no município de Tauá, no sertão do Ceará. Ela tem capacidade para geração de 1000 kWp (1 MWp) e produz energia suficiente para 650 casas populares.
Já a maior usina de energia solar do Brasil e da América Latina, inaugurada em 2020, está localizada em São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí. O parque de São Gonçalo terá, quando terminado, 864 MW de capacidade. Ele é composto por 2,2 milhões de painéis solares.
Além desta usina, existem outras que estão em operação no país, tais como:
O objetivo da criação de usinas de energia fotovoltaicas é produzir energia para a venda. Por causa disso, elas precisam ser construídas em locais que tenham as condições necessárias para obter retorno do investimento e lucratividade do negócio. Para isso, exige-se um estudo prévio do local em que se deseja construir uma usina solar.
Agora, você sabe como funciona uma usina fotovoltaica?
Os painéis solares produzem eletricidade, que passa por um inversor solar para converter essa energia em corrente alternada. Depois disso, ela é transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída para o uso em residências, empresas e indústrias.
Os inversores ou alternadores entregam a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos em até 380 Volts. Para a transmissão de energia nas linhas de alta tensão, é preciso uma voltagem bem mais alta que isso. Dessa forma, utilizam-se transformadores para elevar a tensão para 13.800 Volts, 69.000 Volts, 138.000 Volts e até acima de 230.000 Volts.
Segunda a Aneel, as pequenas centrais geradoras são classificadas em:
Já as grandes usinas de energia solar produzem o suficiente para iluminar um bairro inteiro e até mesmo uma cidade, como a usina fotovoltaica de Kamuthi, na Índia. Ela é composta por 2,5 milhões de módulos fotovoltaicos e produz energia para abastecer 150 mil residências.
Antes de tudo é preciso que as grandes usinas fotovoltaicas sejam homologadas pela Aneel e aprovadas pelos órgãos reguladores para comercializarem a energia que produzem.
A partir disso, existem duas formas de comercializar: pelos leilões regulados pela Aneel e por oferta direta aos compradores no mercado livre de energia.
Os leilões da Aneel são realizados conforme a necessidade de comprar energia para garantir a oferta aos consumidores brasileiros. Executados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), esses leilões abrangem diversas categorias. Uma delas refere-se à compra de energia proveniente de fontes alternativas, onde se encaixam as usinas de energia solar fotovoltaica.
Já o mercado livre de energia é um ambiente de comercialização direta entre consumidores e fontes produtoras, permitindo a ampla concorrência. Para vender energia solar no mercado livre é preciso ser um gerador associado à CCEE e produzir de 500 kW a 3 MW de energia solar.
A criação de usinas solares não somente ajudam o planeta a se tornar mais sustentável como também reduz os custos de empresas e residências com a conta de luz. Conheça agora alguns benefícios das usinas fotovoltaicas.
A transformação da luz do sol em eletricidade em uma usina solar é feita com base no chamado efeito fotovoltaico, processo que envolve a emissão de elétrons das células solares em contato com os fótons de luz. Dessa forma, não há liberação de quaisquer gases poluentes na atmosfera.
A construção de uma usina de energia fotovoltaica agride menos o ambiente em comparação com uma hidrelétrica, por exemplo. A instalação dos painéis solares é feita em uma região com pouca vegetação. Então, não há prejuízos para a fauna e flora do local.
As usinas solares possuem uma longa durabilidade, podendo ser mais de 25 anos. Outro ponto vantajoso está na condição climática favorável do Brasil. Os preços dos painéis seguem batendo recordes mínimos nos leilões de energia do governo e atraindo a maioria dos projetos contratados.
O consumidor também pode sentir esse efeito positivo, pois as linhas de financiamento vem facilitando a compra dos painéis solares.
O investimento inicial de um projeto de usina solar tende a ser mais caro. Porém, o retorno financeiro é garantido em poucos anos de operação. Para ficar mais claro, uma usina fotovoltaica com capacidade de 1MW custa, aproximadamente, R$ 4 a R$ 5 milhões.
Porém, diante de todos os benefícios que destacamos, é um projeto rentável e mais do que necessário.
O Brasil vive sob o risco de um colapso em sua matriz energética. Para evitar apagões, que causariam grandes prejuízos, implementar energia solar é uma necessidade real e urgente. Por isso, destacamos a importância das usinas de energia fotovoltaica não somente como uma medida sustentável, mas também para evitar crises como a de 2001.
As usinas de energia solar são fáceis e rápidas de serem construídas. Os painéis vêm todos prontos e basta conectar uns aos outros.
As estruturas de fixação são pré-fabricadas, e os inversores específicos para as usinas de energia solar já vêm prontos dentro de containers, bastando colocá-los no lugar correto e fazer a configuração.
Como você pode perceber, em comparação com as usinas hidrelétricas e parques eólicos, a construção de usinas de energia fotovoltaicas é bem mais prática.
Se você deseja ter um retorno financeiro e reduzir a conta de luz, indicamos fazer a instalação dos painéis solares. O seu bolso vai agradecer e o meio ambiente também.
Visite o nosso site e faça uma simulação! Você também pode entrar em contato com a nossa equipe para tirar dúvidas. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos e ofertas!
Leia também: Guia para instalação de energia solar - Afotovoltaica