Instalar energia solar em condomínio pode ser uma ótima dica de economia coletiva para todo o seu prédio. Isso porque os painéis solares aproveitam a luz do sol para gerar eletricidade, reduzindo assim drasticamente as contas de energia elétrica para todos os moradores.
Além disso, ao adotar fontes de energia renovável, o condomínio se destaca como exemplo de responsabilidade ambiental, valorizando o imóvel e proporcionando um ambiente mais verde e eficiente para todos os residentes.
Preparamos este conteúdo para você entender como funciona a energia solar em condomínios e como os moradores podem se beneficiar com o sistema. Acompanhe até final para tirar suas dúvidas!
Antes de mais nada, você precisa saber o que significa energia solar. Energia solar é a energia proveniente do calor do sol e da luz. Nos últimos anos, por conta da preocupação com o meio ambiente e afins, esse tipo de energia vem sendo cada vez mais usada, inclusive no Brasil.
A energia fotovoltaica é indicada para cidades ensolaradas e quentes, afinal, é uma energia proveniente do sol e do calor. Porém, ela também pode ser utilizada em regiões com baixa temperatura, não afetando o funcionamento do sistema.
O uso da energia solar costuma ser bastante diverso, tanto no industrial quanto no residencial. Aliás, as regiões rurais também gostam bastante de optar por essa técnica, a fim de reduzir o valor da conta de energia elétrica.
Saiba mais sobre o assunto no texto: Energia Solar: tudo o que você precisa saber - Afotovoltaica
A energia solar em condomínios funciona por meio da instalação de painéis solares fotovoltaicos no telhado ou em áreas com exposição direta ao sol. Esses painéis captam a luz solar e a convertem em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.
A eletricidade gerada é então utilizada para suprir as necessidades energéticas do condomínio, alimentando as áreas comuns, sistemas de iluminação, elevadores, sistemas de segurança e outras demandas elétricas compartilhadas pelos moradores.
Além disso, em alguns casos, é possível adotar sistemas de compensação de energia, nos quais o excesso de eletricidade gerado pode ser injetado na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados posteriormente em momentos de baixa geração solar, como à noite ou em dias nublados.
A princípio, o maior benefício do uso de painéis solares é a redução da conta de luz no final do mês. Não importa o tamanho do condomínio, o uso da energia solar pode reduzir drasticamente o valor da conta de energia elétrica em cerca de 80 a 90%.
Outro benefício é para quem se preocupa com o meio ambiente e no uso de fontes renováveis de energia, afinal, o uso do painel solar é uma excelente alternativa porque só precisa do sol para funcionar. Aliás, mesmo em dias nublados ainda dá para aproveitar os benefícios do uso da energia solar.
O terceiro benefício é também um dos mais interessantes, pois tem a ver com o custo-benefício. O uso dos painéis solares exige pouca manutenção e os equipamentos possuem uma longa vida útil de mais de trinta anos. Portanto, é um investimento que pode durar décadas e décadas sem a necessidade de fazer manutenção a todo momento.
Por fim, o uso da energia solar em condomínios não é benéfico somente aos usuários e sim, aos próprios donos do edifício, pois o interesse na compra ou venda de imóveis que já vem com painéis de energia solar aumentaram muito nos últimos anos, devido à crise energética.
Agora que você já conhece o funcionamento da energia solar em condomínios e como isso pode ser benéfico para todos os moradores, é preciso contar com o trabalho de uma empresa de energia fotovoltaica de confiança e referência no mercado.
Fale com os nossos consultores e faça já uma simulação gratuita!
Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos e se cadastre na nossa newsletter para ficar por dentro de ofertas e notícias!
Leia também: 5 motivos para contratar uma empresa de energia solar - Afotovoltaica