O sistema de energia solar é uma saída para o problema de crise energética que assola o Brasil. Isso porque, esse tipo de energia renovável reduz a poluição por fontes contaminadoras (carvão) e de gases do efeito estufa, diminui o desmatamento e a elevação do uso de recursos naturais. Além disso, reduz as perdas na transmissão de energia, uma vez que o sistema fotovoltaico ajuda a estabilizar a rede elétrica.
O Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos em 2021. Isso resultou em outra crise: a energética. Com os baixos níveis dos reservatórios de hidrelétricas, o país se viu forçado a utilizar usinas termelétricas para evitar o risco de apagões ou racionamento.
A consequência veio na conta de luz, com a criação de uma nova tarifa, a de escassez hídrica, para lidar com os custos. Por sua vez, a alta nas contas teve um efeito em cadeia, afetando tanto consumidores quanto produtores, e contribuindo para a elevação da inflação.
Neste texto, você vai entender um pouco mais sobre o que é a crise energética e como o sistema de energia solar pode ser um aliado.
A crise energética acontece em período em que o abastecimento de energia de um país é comprometido devido à queda de produção das principais fontes de sua matriz elétrica. No caso do Brasil, a crise está relacionada a problemas ambientais, como a redução das chuvas que compromete o nível dos reservatórios de água nos Estados.
A principal fonte de energia na matriz elétrica brasileira é a força das águas utilizada nas hidrelétricas, correspondendo ao suprimento de 65% da demanda de energia do país. Por conta da crise hídrica, não há água o bastante para gerar energia elétrica suficiente para abastecer a demanda do país, provocando a crise energética.
Em 2001, o Brasil enfrentou a maior crise energética devido à escassez das chuvas e devido ao baixo índice de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas, responsáveis por 90% da demanda nacional. Em 2015, uma nova crise aconteceu nas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e também foi causada pela escassez de chuvas.
Já em novembro de 2020, o país também se viu diante de uma crise energética no estado do Amapá, a qual foi causada por um incêndio em equipamentos da subestação que atende à demanda no estado. Com isso, três municípios ficaram sem energia por mais de 20 dias, cerca de 90% da população do Amapá ficou sem energia nesse período.
O sistema de energia solar ou sistema fotovoltaico é aquele capaz de gerar energia elétrica por meio dos raios solares. Esse sistema é dividido em dois tipos: On Grid (sistema conectado à rede) e Off Grid (sistema isolado).
O sistema fotovoltaico possui quatro componentes básicos. Veja cada um deles!
Fazem o papel de coração, “bombeando” a energia para o sistema. Podem ser um ou mais painéis e são dimensionados segundo a energia necessária. São responsáveis por transformar energia solar em eletricidade.
Funcionam como válvulas para o sistema. Servem para evitar sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando sua vida útil e desempenho.
Cérebro do sistema, são responsáveis por transformar os 12 V de corrente contínua (CC) das baterias em 110 ou 220 V de corrente alternada (AC), ou outra tensão desejada. No caso de sistemas conectados, também são responsáveis pela sincronia com a rede elétrica.
Trabalham como pulmões. Armazenam a energia elétrica para que o sistema possa ser utilizado quando não há sol. São típicas do sistema On Grid.
Também conhecida como célula solar, a célula fotovoltaica é o mecanismo responsável por fazer a conversão da energia solar para energia elétrica através do chamado efeito fotovoltaico. Dessa forma, para que essa conversão ocorra, as células são fabricadas a partir de materiais semicondutores, que podem ser de diversos tipos.
As famosas placas solares que podemos ver nos telhados dos imóveis que utilizam energia solar são fabricadas a partir da união de várias células fotovoltaicas, interligadas em série. De forma técnica, essas placas são chamadas de “módulos fotovoltaicos”. Ao conjunto desses módulos dá-se o nome de “painel solar”.
Apenas uma placa, também chamada de módulo solar, não consegue dar conta de gerar energia o suficiente para cobrir o consumo de uma casa ou empresa. Dessa forma, é preciso que o kit de energia solar possua algumas unidades de placas para cobrir a energia da sua casa ou, caso seu imóvel seja uma grande empresa ou indústria, serão necessárias talvez dezenas.
A quantidade final de módulos, assim como a dos outros equipamentos do kit de energia solar, irá depender do consumo elétrico que precisa ser atendido e de outros fatores técnicos ligados a cada imóvel e região.
Então, para gerar energia elétrica suficiente, que consiga alimentar toda a sua casa ou empresa, é necessário combinar esses painéis em um arranjo fotovoltaico e instalar os outros componentes do sistema fotovoltaico.
Para resolver o problema da crise energética é preciso investir em energias renováveis, como energia solar, biomassa e energia eólica. Das três, o sistema de energia solar é a forma mais eficiente e sustentável, uma vez que é segura e não emite poluentes no meio ambiente.
A sua matéria-prima é a luz do sol, fonte inesgotável de energia. Os equipamentos utilizados demandam um investimento razoável, mas possuem uma vida útil de mais de 25 anos, o que favorece a sua utilização a longo prazo.
Em 2050, aproximadamente 32% da energia nacional deve vir do sol. Enquanto isso, a fonte hidrelétrica cairá para 30% e a eólica subirá para 14,2%, de acordo com um estudo realizado pela consultoria Bloomberg New Energy Finance.
O INEL, em parceria com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), aponta que a implementação de novos 10 GW (gigawatts) de geração distribuída, em até 2 anos, irá contribuir em cerca de 20% para a recuperação do nível de armazenamento de energia dos reservatórios das usinas hidrelétricas.
A projeção do Instituto é que até 2030 o Brasil tenha mais de 35 gigawatts de potência na geração distribuída. Isso representa cinco vezes mais do que é gerado hoje, com mais de 3,8 milhões de geradores, incluídos casas, comércios e indústrias.
Alguns dos benefícios da energia solar são:
A FotoVoltaica está pronta para conversar com você que deseja instalar energia solar em sua casa ou empresa e produzir a sua própria energia elétrica com a luz do sol. Acesse nosso site, fale com um de nossos especialistas e saiba tudo sobre o sistema fotovoltaico que você precisa.
Conheça também nosso blog e acompanhe os artigos sobre energia solar. Visite também nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!
Leia também: Entenda como a energia fotovoltaica ajuda a sua empresa a faturar mais - Afotovoltaica